Proprietários de veículos podem conferir como calcular o imposto automotivo

Os contribuintes proprietários de veículos de todo o país poderão conferir abaixo como calcular o IPVA 2019, além de obter informações relevantes sobre o imposto, como consultas, pagamento e descontos.

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago por proprietários de veículos de qualquer categoria e é cobrado sempre no início de cada ano. O imposto, que é de responsabilidade estadual, em muitos Estados pode ser pago de uma única vez, o que pode gerar bons descontos ao contribuinte.

Além do pagamento à vista com descontos, todos os Estados também oferecem a opção de parcelamento, onde não há incidência de juros adicionais, mas perde-se direito aos descontos por antecipação. Em um artigo anterior mostramos como é fácil consultar e realizar o pagamento do IPVA 2019 São Paulo através do Banco Bradesco.

Agora vamos mostrar como calcular o IPVA 2019. Confiram:

O valor do IPVA 2019 é definido por alguns critérios básicos que variam de Estado para Estado. De modo geral, o cálculo do imposto a ser pago é feito a partir do valor venal do próprio veículo e da alíquota do imposto.

O valor venal nada mais é do que o valor de mercado do veículo. A maioria dos Estados utiliza a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para base de cálculo do IPVA. Já a alíquota é a porcentagem que será calculada sobre o valor venal. A alíquota é estabelecida pela Administração Estadual e varia de acordo com a característica do veículo (particular, de trabalho, locação, carros, motos, tratores, caminhões, ônibus, etc.).

Em primeiro lugar, para saber como calcular o IPVA do seu veículo, o proprietário deve saber qual é o seu valor venal. Após saber o preço médio do veículo na tabela, o próximo passo para o consumidor calcular o IPVA 2019 é aplicar a alíquota do imposto determinada pelo Estado em que o veículo está emplacado.

Confira um exemplo do cálculo para melhor entendimento:

  • Valor do veículo: R$ 25.000,00.
  • Alíquota IPVA: 3%.
  • IPVA = 25.000 x 3% = R$ 750,00.

Neste site, na parte lateral, é possível acessar todas as informações do IPVA 2019 do seu Estado.

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *