Conheça todas formas de utilizar sua nota da prova INEP

A nota do Enem 2019 pode servir em concursos e intercâmbios, conheça mais sobra a utilização desta nota.

Agora é possível utilizar a sua nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, para conseguir um emprego. Em alguns concursos públicos existe esta possibilidade e a renda média poderá variar entre R$ 2 a até R$ 6 mil reais.

Ao menos três concursos no país se utilizam de nota do Enem como parte da seleção dos candidatos. Uma das possibilidades é o concurso público oferecido pelo CFO – Curso de Formação de Oficiais, da Polícia Militar da Paraíba, o que utiliza a nota do exame como um tipo de primeira fase do processo de seleção desde o ano de 2013.

Quais são os ganhos de se utilizar do processo?

Existem diversos ganhos para todos, e para os próprios candidatos que geralmente estudam para o Enem 2019. O Enem passa a ser adotado após a extinção do vestibular da UFPB, uma prova que se fazia antes a seleção dos candidatos. Como a universidade optou por aderir ao Sisu, a PM acabou por optar por seguir um mesmo caminho, e se utilizar da nota do Enem durante seu processo de seleção.

No estado de Minas Gerais, a prova do Enem é a primeira das duas fases do processo de seleção do concurso público para o cargo de especialista na área de políticas públicas e gestão governamental da Seplag – Secretaria de Estado de Planejamento e gestão desde meados do ano de 2015. Os candidatos interessados para participar do processos, deverão obter uma nota de no mínimo 350 pontos em cada uma das provas objetivas, além de 500 pontos na redação.

Agora, no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar divulgou no começo de 2017 que irá adotar o Enem como uma forma de ingresso dos seus soldados, mas que até o momento nenhum tipo de concurso foi realizado.

Qual a finalidade do Enem?

O Enem foi criado exclusivamente para avaliar o conhecimento de estudantes ao final do ensino médio, com isto o Enem foi ganhando outras funções ao passar do tempo.

Dentre as oportunidades mais conhecidas, podemos citar o Sisu, que nada mais é do que o sistema de Seleção Unificada, o Prouni – Programa Universidade Para Todos e o Fies, onde temos o Fundo de Financiamento Estudantil.

Apesar disto, o exame poderá abrir diversas portas, entre estas portas, a entrada nas universidades portuguesas, ou mesmo em cursos de língua estrangeira.

Como funciona o Enem para o Sisu?

Saiba que o Sisu oferece vagas em instituições de ensino públicas superiores para candidatos que realizarem a inscrição Enem 2019 e participarem do Exame. Para participar deste processo, os candidatos precisam ter feito o Enem no ano anterior, sem que tenham zerado a nota da redação.

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos concede bolsas parciais ou mesmo integrais nas faculdades privadas. Para participar deste processo, o candidato deverá ter feito o Enem a partir do ano de 2010, e ter tido desempenho de no mínimo 450 pontos nas provas objetivas, isto sem zerar a nota de redação.

Como funciona o Fies?

O Fies, oferece para os usuários financiamento de mensalidades de instituições particulares de ensino superior. Com isto a partir do ano de 2018 o Fies deverá contar com três modalidades de funcionamento, estas que podem variar tanto nos critérios de renda como nas taxas de juros.

Sistema de intercâmbio em Portugal

Desde o não de 2014, quando foi firmado um acordo entre o Brasil e Portugal, as instituições portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de seleção e ingresso para candidatos brasileiros. O que não significa que o candidato poderá se ter bolsa de ensino para toda a sua graduação, o Enem serve apenas para o ingresso. Atualmente 26 instituições portuguesas aceitam as notas do Enem como parte do ingresso.

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *